sexta-feira, 13 de maio de 2016

O que é a Desflorestação? Quais são as causas? As consequências?

O que é a desflorestação?
A desflorestação é a destruição intensiva dos habitats florestais. Esta, tem vindo a aumentar cada vez mais pelo que põe em risco a sua biodiversidade.
As florestas têm uma importante função na regulação do clima. As árvores e a restante cobertura vegetal, ao absorverem CO2 da atmosfera, contribuindo assim para a diminuição do aquecimento global.
Nas florestas, a cobertura arbórea abriga muitas outras formas de vida. Pelo menos metade da biodiversidade terrestre encontra-se nas florestas. Sendo as florestas tropicais húmidas quem tem mais biodiversidade devido à estabilidade climática. A desflorestação tem atingido todos os tipos de florestas sendo as tropicais as mais afetadas. Cerca de metade das florestas existentes no mundo foram destruídas. O ser humano torna-se assim o principal causador da extinção de muitas espécies, visto que tem grande responsabilidade pela desflorestação. Ao longo da história da Terra houve grandes extinções devido a catástrofes naturais, mas atualmente a principal causa deve-se ao Homem. Este tem explorado os recursos naturais de uma forma cada vez mais agressiva. Pelo que, no último século as taxas de extinção encontravam-se muito superiores ao normal.
Para minimizar a desflorestação tem-se vindo a desenvolver medidas de combate à desflorestação. Como por exemplo uma consciência ecológica que privilegia a reflorestação.

"As zonas de floresta nos países desenvolvidos e zonas intertropicais (consideradas o «pulmão» da Terra), têm vindo a ser destruídas.
As florestas primárias incluem florestas tropicais, temperadas, boreais, coníforas, mangues e caducifólias.
Como o número de florestas primárias reduziu-se, a situação tornou-se mais grave pois estas florestas são responsáveis pelo equilíbrio de sistemas ambientais fundamentais para a vida na Terra.
As florestas têm como papel, controlar a humanidade, a temperatura, a composição do ar e contribuirem para a estabilização do solo."

Quais são as causas?

As principais causa da desflorestação:
Em épocas passadas a desflorestação foi principalmente devida ao abate de árvores para construção naval e aquecimento. Actualmente, as principais causas da desflorestação são os incêndios, chuvas ácidas e o abate de árvores para construção civil e enchimento de albufeiras de barragens.
Com o desaparecimento da massa florestal, a terra está desprotegida e quando caem chuvas fortes perde o húmus, a camada que a torna fértil. Então os seres vivos que nele habitam morrem. Sem eles os seus predadores morreriam também, e assim sucessivamente até a selva acabar por desaparecer havendo derrocadas e deslizamento de terras.

O homem está a destruir 1 km 2 em cada 4 minutos;
A desflorestação ocorre com o objetivo deutilisar o solo para outros fins, como a agricultura, o pastoreio, o desenvolvimento industrial e urbano, a construção de infraestruturas e o crescimento turístico.
A destruição de florestas são feitas por abate ou pela quima de árvores.

Quais são as consquências?

As principais consequências da desflorestação são:
-Aquecimento global do planeta;
-Diminuição da biodiversidade;
-Perda excessiva de plantas e animais;
-Emissão de dióxido de carbono para a atmosfera;
-Modificação da crosta terrestre.
Com a destruição tão rápida de massas florestais é quase impossível recriar estes espaços com as mesmas espécies, causando assim espaços áridos e áreas de erva e vegetação de pequeno porte.
Apesar das florestas cobrirem apenas 7% da superfície terrestre elas contêm grande parte das espécies animais e vegetais, muitas ainda não identificadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pequeno video a demonstrar o que a desflorestação pode provocar


                       Pequeno video a demonstrar a desflorestação 
                        
                              -------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                   Feito por: Miguel e Inês
                              -------------------------------------------------------------------------------------------------------

13 comentários: