quinta-feira, 12 de maio de 2016

O que é a poluição? E que tipos de poluição existem?


O que é a poluição?

A poluição não é nada mais que a introdução de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeito negativo no seu equilíbrio. Ela ocorre naturalmente ou pela ação do homem e causa danos à saúde humana, além de afectar também animais e plantas. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos; mas as suas consequências afectam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra.
Existem diversos tipos de poluição que são definidos de acordo com os poluentes introduzidos no meio ambiente:
Poluição do ar
Também pode ser chamada por poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia. Essas substâncias são chamadas de poluentes atmosféricos e existem em forma de gases ou partículas provenientes de fontes naturais (vulcões etc), ou ainda de fontes artificiais produzidas pelas actividades humanas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por mais de sete milhões de mortes por ano no mundo!

Poluição da água
É a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à actividade humana, ou seja, é um problema crítico.
Um fator preocupante desse tipo de poluição é que os lençóis freáticos, os lagos, os rios, os mares e os oceanos são o destino final de todo poluente solúvel em água que tenha sido lançado no ar ou no solo. Dessa forma, além dos poluentes já lançados nos corpos d'água receptores, as águas ainda recebem os poluentes vindos da atmosfera e litosfera (solo).

Poluição do solo
Ela é causada pela introdução de químicos ou a alteração do ambiente do solo pela ação do homem. Essas substâncias químicas levam à poluição do solo e, directa ou indirectamente, à poluição da água e do ar. Entre esses químicos, os mais comuns são os hidrocarbonetos de petróleo, metais pesados (como o chumbo, cádmio, mercúrio, cromo e arsénio), pesticidas e solventes.

Poluição radioactiva
Também conhecida como poluição nuclear, é considerada o tipo mais perigoso de poluição devido a seus grandes efeitos negativos. Esse tipo é proveniente da radiação, efeito químico derivado de ondas de energia, seja de calor, luz ou outras formas. A radiação é existente naturalmente no meio ambiente, porém, devido a ações do homem, ela está sempre libertada  em excesso, podendo causar mutações nas células e originar doenças, como o cancro. Não existe nenhum processo para limpeza desses poluentes, sendo assim, um lugar uma vez contaminado não pode ser descontaminado. Além disso, os átomos radioactivos têm uma durabilidade muito longa - o plutónio, por exemplo, apresenta como tempo de meia vida cerca de 24.300 anos.

Poluição térmica
É pouco conhecida por não ser facilmente observável (ela não é visível ou audível), mas o seu impacto é considerável. Ela ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema (como um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída, causando um impacto direto na população desse ecossistema. A poluição térmica do ar, embora menos comum, também pode provocar danos ambientais. A libertação de vapor de água por uma indústria em uma área com pouca dispersão do ar pode ocasionar a morte de pássaros, insectos e plantas.

Poluição visual
É o excesso de elementos visuais criado pelo homem que estão, na maioria das vezes, espalhados em grandes cidades, e acabam por promover certos desconfortos visuais e espaciais. Ela pode ser causada por anúncios, propaganda, placas, postes, fios eléctricos, lixo, torres de telefone, entre outros. Esse tipo de poluição está muito presente nos grandes centros urbanos pelas grandes quantidades de anúncios publicitários e sua falta de harmonia com o ambiente, desviando exageradamente a atenção dos habitantes.

Poluição luminosa
Trata-se do excesso de luz artificial emitida pelos grandes centros urbanos. Pode ser emitida de diversas formas, como por luzes externas, anúncios publicitários e, principalmente, pela iluminação pública. A poluição luminosa afeta a nossa saúde e os ecossistemas, tornando-se um grande prejuízo para todos.

Poluição sonora
Ela é um dos maiores problemas ambientais nos grandes centros urbanos. Ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. Embora não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição, ela causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas e, por isso, ela é considerada um problema de saúde pública mundial.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pequeno video a demonstrar 5 tipos de poluição!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feito por: Miguel e Inês
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Enviar um comentário