quinta-feira, 12 de maio de 2016

Gases de efeito de estufa e o aquecimento global


Gases de efeito de estufa
Na atmosfera do Planeta Terra há uma proporção de cada elemento que a compõe de: Nitrogênio,Vapor de água, Argônio, Dióxido de Carbono,  Oxigênio, Néon, Hélio e Metano.
Sempre que algum fator desaparece este equilíbrio natural, especialmente em consequência da disseminação ou da redução dos gases de efeito estufa, o grau de calor do globo terrestre é atingido, pois são justamente estes elementos químicos que determinam a temperatura do Planeta.
Estes gases devoram grandes porções de radiação infravermelha, a qual amena particularmente da crosta da Terra, e assim torna mais difícil sua irradiação para o circuito espacial. Este mecanismo é autopreservativo, pois evita que o Planeta libere altas temperaturas para o Cosmos, deixando a Terra quente o suficiente para que seres vivos sobrevivam neste ambiente.
O famoso efeito estufa, portanto, é super natural, e vem se repetindo no Planeta desde o seu surgimento no Universo. Sendo assim, pode-se afirmar que ele é essencial para a preservação da existência na Terra. Sem sua atuação, o frio seria tão insuportável - 33°C a menos -, que nenhuma criatura conhecida resistiria. O problema é que os gases do efeito estufa têm se proliferado com grande velocidade, provocando um excesso de temperatura configurado como mudança climática.


O Aquecimento global
Nos últimos 900 000 anos a temperatura média da Terra tem passado por longos períodos de «arrefecimento global» e de «aquecimento global». Estes períodos temporais correspondem, respetivamente, aos períodos glaciares e aos períodos interglaciares. Durante os períodos glaciares de arrefecimento, a parte da superfície terrestre fica coberta por uma espessa camada de gelo, nos períodos interglaciares, mais quentes, acaba por derreter.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pequeno video a demonstrar e a explicar os Gases de efeito de estufa e o aquecimento global!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Feito por: Miguel e Inês
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

0 comentários:

Enviar um comentário